domingo, 1 de fevereiro de 2015

Cidade de Goiás, Vila Boa de Goiás, Goiás Velho, antiga capital da Província de Goiás, resumo sistêmico da cidade.

Originalmente a Vila Boa de Goiás, a Cidade de Goiás alguns a consideram Goiás Velho como um nome pejorativo, evite usá-lo, prefira usar Cidade de Goiás; quem nasce aqui é vilaboense) é uma cidade histórica do estado de Goiás, na Centro Oeste do Brasil.
Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO, onde a história é contada em seus casarios, costumes seculares e na rica gastronomia típica e tradicional. Foi Capital do Estado até 1937.

Resumo da História de Vila Boa de Goiás, evite o termo Goiás Velho que é pejorativo para a sociedade Vilaboense, a cidade teve o seu grande impulso nos séculos passados, periodo colonial brasileiro, onde existia em abundância o ouro que foi quase totalmente extraído e sem dúvida nenhuma financiou parte da Revolução Indústrial do Reino Unido, ponto final das riquezas extraidas do Brasil, como ouro, prate e gemas preciosas pelos Portugueses durante o periodo colonial.      

 
 
Logo após a descoberta de ouro em Mato Grosso e em Minas Gerais, surgiu uma crença, no século XVII, de que também haveria ouro na região central do país, ainda desabitada. Ali, muito próximo da Serra Dourada, Bartolomeu Bueno da Silva (o Anhanguera), encontrou ouro no rio Vermelho e fundou o Arraial de Sant'anna, em 1727. A região já era habitada pelos índios Goyá, que conheciam os locais das jazidas de ouro. Os índios se recusaram a contar aos bandeirantes onde ficavam as jazidas, então Bartolomeu Bueno da Silva coloca aguardente em uma bacia e coloca fogo. Os índios, assombrados, gritaram "Anhanguera", que significa "Diabo Velho", e revelaram aos bandeirantes onde de se localizavam as jazidas.
Uma década depois, em 1737, o Arraial é elevado a categoria de vila administrativa, passando a se chamar Vila Boa de Goyaz. Em 1748, com a criação da Carta Régia, é criada a Capitania de Goyaz e Vila Boa se torna a capital da Capitania. O primeiro governador Dom Marcos de Noronha, também conhecido como Conde dos Arcos, constrói muitos edifícios importantes na cidade, como a Casa de Fundição e o Palácio Conde dos Arcos, nova sede do governo.
No início do século XIX, o houve o esgotamento do ouro e a cidade voltou suas atividades econômicas para a agropecuária e a cidade começou a ser valorizada culturalmente por lembrar a cidade de São Paulo de 450 anos atrás. A Procissão do Fogaréu é uma importante demonstração da cultura goiana, nessa ocasião, que acontece na Quarta-feira da Semana-Santa, é representada a prisão de Cristo. Foi também nesta época que começou a cogitar a construção da primeira capital planejada do país, Goiânia, já que a antiga Cidade de Goiás possuía enormes problemas de planejamento e não tinha mais para onde crescer.
A construção de Goiânia, começada em 1933, pelo governador Pedro Ludovico Teixeira, significou um retrocesso no quesito populacional da cidade, já que muitos dos moradores se mudaram para a nova capital, mas o efeito foi positivo para a conservação do centro histórico. A nomeação da Cidade de Goiás como patrimônio da humanidade pela UNESCO, em 2001, contribuiu ainda mais para o turismo da cidade, que recebe milhares de turistas todos os anos, muitos vindos de outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário