Originalmente a Vila Boa de Goiás, a Cidade de Goiás alguns a consideram Goiás Velho como um nome pejorativo, evite usá-lo, prefira usar Cidade de Goiás; quem nasce aqui é vilaboense) é uma cidade histórica do estado de Goiás, na Centro Oeste do Brasil.
Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO, onde a história é contada em seus casarios, costumes seculares e na rica gastronomia típica e tradicional. Foi Capital do Estado até 1937.
Resumo da História de Vila Boa de Goiás, evite o termo Goiás Velho que é pejorativo para a sociedade Vilaboense, a cidade teve o seu grande impulso nos séculos passados, periodo colonial brasileiro, onde existia em abundância o ouro que foi quase totalmente extraído e sem dúvida nenhuma financiou parte da Revolução Indústrial do Reino Unido, ponto final das riquezas extraidas do Brasil, como ouro, prate e gemas preciosas pelos Portugueses durante o periodo colonial.
Uma década depois, em 1737, o Arraial é elevado a categoria de vila administrativa, passando a se chamar Vila Boa de Goyaz. Em 1748, com a criação da Carta Régia, é criada a Capitania de Goyaz e Vila Boa se torna a capital da Capitania. O primeiro governador Dom Marcos de Noronha, também conhecido como Conde dos Arcos, constrói muitos edifícios importantes na cidade, como a Casa de Fundição e o Palácio Conde dos Arcos, nova sede do governo.
No início do século XIX, o houve o esgotamento do ouro e a cidade voltou suas atividades econômicas para a agropecuária e a cidade começou a ser valorizada culturalmente por lembrar a cidade de São Paulo de 450 anos atrás. A Procissão do Fogaréu é uma importante demonstração da cultura goiana, nessa ocasião, que acontece na Quarta-feira da Semana-Santa, é representada a prisão de Cristo. Foi também nesta época que começou a cogitar a construção da primeira capital planejada do país, Goiânia, já que a antiga Cidade de Goiás possuía enormes problemas de planejamento e não tinha mais para onde crescer.
A construção de Goiânia, começada em 1933, pelo governador Pedro Ludovico Teixeira, significou um retrocesso no quesito populacional da cidade, já que muitos dos moradores se mudaram para a nova capital, mas o efeito foi positivo para a conservação do centro histórico. A nomeação da Cidade de Goiás como patrimônio da humanidade pela UNESCO, em 2001, contribuiu ainda mais para o turismo da cidade, que recebe milhares de turistas todos os anos, muitos vindos de outros países.